quarta-feira, 9 de junho de 2010

JESSICA WATSON É VELEJADORA



Neste fim de semana, Jessica Watson completou a sua volta ao mundo a bordo de um barco rosa, bem solitário. A viagem, que levou 210 dias, começou e terminou na baía de Sydney, na Austrália, e a jovem, de 16 anos,  se tornou a velejadora mais nova a completar a viagem sem assistência e sem paradas. O recorde anterior era de Jesse Martins, com 18 anos.

O Primeiro Ministro Kevin Rudd esperou por três horas, mas fez questão de recepcionar a velejadora na baía. “Sabe de uma coisa, você pode sentir um pouco tonta em seus pés, mas aos olhos de todos os australianos você é a mais nova heroína nacional. No Dia da Austrália perguntei qual era a sua mensagem para todos os australianos e que você disse: ‘Viva o seu sonho’. Hoje você fez exatamente isso”, disse Rudd a Jéssica, que nomeou seu barco de Ella’s Pink Lady.

Após receber elogios, Watson foi comedida em seu discurso. “Eu não me considero uma heroína, eu sou apenas uma garota normal. Você apenas tem que ter um sonho, acreditar nele e trabalho duro”, afirmou a velejadora.

A rota - Ao todo, foram cerca de 23 mil milhas náuticas, aproximadamente 38 mil quilômetros de viagem e Jessica optou por uma rota tradicional. Sua primeira parte do percurso foi de Sydney até o norte da Ilha Line; seguindo para Cabo Horn e Chile. Na terceira parte, Cabo Horn, sul do Oceano Atlântico, com destino à África. Em volta do continente africano, passando pelo Oceano Antártico e de volta para Austrália. BBC do Brasil