quinta-feira, 17 de junho de 2010

HOLISMO, ECOLOGIA E SAÚDE

 
Todos os seres são interdependentes e vivem dentro de uma teia intrincadíssima de relações. Todos são importantes. A moderna cosmologia nos ensina que tudo tem a ver com tudo, em todos os momentos e em todas as circunstâncias. O ser humano esquece essa realidade. Afasta-se e se coloca sobre as coisas em vez de sentir-se junto e com elas, numa imensa comunidade planetária e cósmica.

A concepção sistêmica da vida, mente, consciência e evolução nos propõe uma abordagem holística da saúde e da cura. Essa “nova visão”, segundo Fritjof Capra, inclui a integração dos enfoques ocidental e oriental da psicologia psicoterapias. Importa agora, recuperarmos atitudes de amor, respeito e solidariedade, uns para com os outros, para com a natureza, a terra, o cosmos, com Deus e conosco mesmos.

Essa visão exige uma nova civilização e um novo tipo de religião, capaz de religar Deus e o mundo, mundo e ser humano e a espiritualidade do cosmos. Cumpre refazermos uma aliança de fraternidade e de respeito para com a terra.

Sentirmo-nos imbuídos do Espírito que tudo penetra e daquele AMOR que, no dizer de Dante, move o céu, todas as estrelas e também nossos corações.

A Organização Mundial de Saúde [OMS], órgão da ONU, conceitua saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

A metodologia reducionista fez com que os aspectos psicológicos e espirituais  não fossem considerados, embora tenha sido no séc. XX que a medicina psicossomática conheceu seu extraordinário desenvolvimento.

Numa abordagem holística da saúde e da arte de curar, será possível reconhecer
o potencial do indivíduo desenvolvendo técnicas psicológicas que facilitem o processo de cura. O objetivo da educação para a saúde será fazer com que as pessoas entendam como seu comportamento e seu meio ambiente afetam sua
saúde e ensiná-las a enfrentar o estresse em sua vida cotidiana.

www.flaviobastos.com